Educação Infantil

UMA LONGA CAMINHADA COMEÇA
COM OS PRIMEIROS PASSOS…

A prática pedagógica na Educação Infantil deve organizar-se de maneira que proporcione às crianças condições; para que desenvolvam sua auto-estima, estabeleçam e ampliem suas relações sociais, respeitando as diferenças do outro, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Toda criança é instigada a conseguir, no processo educativo, a maturidade como ser responsável e livre.
Oferecer estímulos adequados para que a criança desenvolva habilidades através do desenvolvimento dos aspectos físicos, intelectual, social e afetivo é uma das prioridades desse processo.
Pensando no homem que queremos formar, vemos a necessidade da utilização de vários métodos e procedimentos didáticos onde a troca de informações e a experimentação são fundamentais, ou seja, os alunos aprendem a fazer, fazendo.

 

Resgate Brotas: Tel.: 2102-4300

Coordenação:

(Matutino) Profa. Leila Ramo – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Edna Bobas Costas – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Emilly Almeida Sa Teles Vilela – Contato: Fale Conosco

Resgate Cabula: Tel.: 2102-7500

Coordenação:

(Matutino) Profa. Dinamare Almeida – Contato: Fale Conosco
(Vespertino) Profa. Cristiana Osorio Almeia dos Santos – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Caroline das Virgens Argolo da Silva – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Aliomara Botelho Dantas – Contato: Fale Conosco

São Lázaro: Tel.: 2102-0500

Coordenação:

(Matutino) Profa. Marlene Freitas – Contato: Fale Conosco
(Vespertino) Profa. Dinamare Almeida – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Adenildes Lopes – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Ana Léa Gomes – Contato: Fale Conosco

SÃO OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Incentivar os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e o respeito ao bem-estar comum;
  • Adotar como princípios norteadores o senso de direito e deveres de cidadania, a criatividade e o respeito à ordem democrática;
  • Desenvolver os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, capazes de identificar os diversos elementos étnicos do povo brasileiro, tais como o negro, o branco e as populações indígenas presentes no contexto da escola e da comunidade;
  • Promover atividades facilitadoras de integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, entendendo-a como ser completo total e indivisível;
  • Criar condições pedagógicas que ofereçam às crianças o autoconhecimento e a percepção do outro, identificando a diversidade entre pessoas e seus costumes para que possam conviver consigo próprias, com os demais e o ambiente de maneira articulada e gradual;
  • Organizar procedimentos avaliativos, através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação, sem objetivo de promoção;
  • Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais;
  • Desenvolver respeito à dignidade e aos direitos de todas as crianças, incluindo a Afro-brasileira, e a indígena, considerando suas diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
  • Criar condições para o desenvolvimento integral da criança, reconsiderando os aspectos cognitivos, físicos, emocionais, culturais e estéticos em diferentes faixas etárias.Promover atividades lúdicas e facilitadoras para identificar a História da formação étnica do povo brasileiro e seus principais elementos constituintes, tais como: o Afro-brasileiro, os Indígenas e o Branco;
  • Propiciar à criança o desenvolvimento de hábitos de autocuidado e proteção do próprio corpo.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A ampliação da capacidade de comunicação oral e escrita da criança ocorre na interação em conversas, situações de escutas, músicas, jogos, brincadeiras e situações mais formais de uso da linguagem, como por exemplo, a leitura de textos diversos.

A criança vai construindo o processo de alfabetização a partir de suas hipóteses, acerca da escrita, refletindo sobre o uso da mesma e sua importância no contexto social.

Assim sendo, vão se apropriando da leitura e da escrita e passam a expor suas ideias de forma mais precisa, demonstrando suas possibilidades comunicativas que ocorrem gradualmente.

ARTES

As artes visuais estão presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por isso, proporcionamos momentos nos quais as crianças possam expressar ideias, sentimentos e emoções. Construindo livremente elas desenvolvem a capacidade artística e aprendem a articular a ação, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

CORPO E MOVIMENTO

A cultura corporal engloba diversas formas desta linguagem tais como: jogos, músicas, brincadeiras, práticas esportivas entre outras. Nessa modalidade proporcionamos vivências em que as crianças possam brincar, jogar, imitar, criar movimentos com o corpo, apropriando-se da imagem  corporal adquirindo gradualmente o domínio das habilidades motoras.


NATUREZA E SOCIEDADE

Em cada fase a criança responde de forma diversa a uma curiosidade sobre determinado fato que pode observar. À medida que cresce suas concepções se transformam.

Por entendermos a Educação Infantil como espaço social, e um importante meio propiciador do desenvolvimento, do pensamento e das emoções é que promovemos desafios para que possam pensar, formular teorias sobre fenômenos físicos, naturais e sobre fatos sócio-culturais.


MATEMÁTICA

A criança antes mesmo de entrar na escola já interage no universo matemático, pois em seu cotidiano pratica inúmeras situações envolvendo números, relações entre quantidades, buscando seus próprios recursos para mostrar idade, contar balas, brinquedos etc. Da mesma forma observa e atua no espaço ao seu redor descobrindo aos poucos caminhos, identificando posições e distâncias.

Na escola, a partir das vivências com jogos, músicas, histórias, brincadeiras, entre outras atividades, a criança busca soluções para resolver problemas e confrontar ideias para fazer valer seu ponto de vista.

O trabalho com a matemática nessa fase contribui na formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar, organizar informações e estratégias que favorecem na aquisição de novos conceitos matemáticos.


PEDAGOGIA DE PROJETOS

Numa outra perspectiva, nosso trabalho está organizado por meio de projetos que possibilitam um tratamento diferenciado dos conteúdos de aprendizagem, seguindo o Referencial Curricular para Educação Infantil.

Os projetos permitem uma intersecção entre os conceitos de diversos eixos de trabalho e visam o processo de investigação de um tema por meio da problematização, da coleta de dados e da busca de informações para confirmá-las, refutá-las ou ampliá-las.

Eles resultam na construção de conhecimentos que devem ser organizados e registrados como produtos dessa aprendizagem.


AULA DE CAMPO

Eventualmente serão realizadas atividades fora do âmbito escolar com a finalidade de ampliar e vivenciar as temáticas em estudo.

As famílias autorizarão essas saídas mediante termo enviado pelo Colégio.


INFORMÁTICA

Na informática, o aluno tem contato com vários programas complementares ao trabalho pedagógico interagindo de forma lúdica com a linguagem tecnológica.


EVENTOS TEMÁTICOS

Como apoio pedagógico, promovemos na Educação Infantil atividades sociais dinâmicas, com o envolvimento das crianças.

Nessas atividades estão incluídas algumas datas comemorativas e amostra final dos projetos de aprendizagem.

A colaboração e envolvimento da família é da extrema importância para realização do nosso trabalho. Contamos com seu apoio, pois Escola e Família precisam andar sempre de mãos dadas.


Venha fazer parte desta família

FAZER MATRÍCULA